BPC e Bolsa Família são antecipados em Xanxerê (SC)

BPC e Bolsa Família são antecipados em Xanxerê (SC)




O pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família está sendo antecipado para os moradores de Xanxerê (SC), que está em estado de calamidade pública após a passagem de um tornado no começo desta semana. Os idosos e pessoas com deficiência vão receber o BPC no dia 25 de maio, primeiro dia útil do cronograma de pagamentos.



Normalmente, o pagamento do BPC segue um calendário escalonado e é feito de acordo com o último número do benefício (excluindo o dígito). Excepcionalmente, em casos de desastres naturais, o pagamento é antecipado para auxiliar na superação de vulnerabilidade social. 



Além dessa medida, os beneficiários também poderão antecipar o valor de mais um benefício. Nesse caso, elas devem assinar o termo de opção no banco ou em seus correspondentes bancá rios e valor antecipado será ressarcido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 36 parcelas, sem juros ou correção. 



O Benefício de Prestação Continuada é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência, desde que eles não possuam meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. Para receber o benefício, a renda mensal da família deve ser inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa. 



Bolsa Família – Os atendidos pelo Bolsa Família já estão sacando os recursos sem precisar seguir o calendário do programa. No próximo mês, todas as famílias conseguirão receber seu benefício no dia 18 de maio, independente do dígito do Número de Identificação Social (NIS). Aqueles que perderam a documentação e o cartão do Bolsa Família devem solicitar uma Declaração Especial de Pagamento, no setor do Bolsa Família no município. Com a declaração – que tem validade de 60 dias –, é possível sacar o benefício. 



A antecipação dos pagamentos será feita enquanto durar a situação de calamidade na cidade.


0 Comments: